Repneus Repneus Logo

Tecnologia européia para reciclagem de borracha e pneus

Monday, 09 de December de 2013 às 11h11

Um engenheiro húngaro desenvolveu há alguns anos em Budapeste, Hungria, uma tecnologia para reciclagem de resíduos sólidos em borracha e pneumáticos que tem provocado interesse de países que se preocupam com questões ambientais e ligadas à dificuldade e necessidade de se reciclar a borracha e derivados.

Um dos entraves que o engenheiro húngaro encontrou para desenvolver o processo se reciclagem foi a finalidade e usos que poderiam ser dados a borracha reciclada . Destes fatores dependeria o desenvolvimento do processo tecnológico do projeto.

O engenheiro necessitava de uma finalidade que permitisse direcionar o processo criativo para reaproveitamento da borracha e pneus reciclados. Teve então a idéia de transformar a borracha em grânulos que seriam posteriormente aglutinados em blocos modulares e transformados em pisos para revestimento capazes de absorver líquidos dada a ´porosidade´ por conta da aglutinação dos grânulos. O engenheiro desenvolveu então uma mistura de colas que permite a aglutinação segura dos grânulos de borracha sem prejuízo ao material reciclado de forma que os graus de compactação e absorção de líquidos não fosses prejudicados.

Hoje há fábricas instaladas na Alemanha, Inglaterra, Emirados Árabes e Espanha. O engenheiro acredita no grande potencial de reciclagem de borracha e pneumáticos na América do Sul para uso do produto reciclado em diversas aplicações: ginásios esportivos, pistas de corrida, áreas externas para piscinas, jardins, áreas de lazer, propriedades rurais, moinhos, áreas de armazenagem industrial, escolas, ginásios, academias etc. O produto final é passível de uso tanto em obras de pequeno a grande porte quanto para venda ao consumidor direto na categoria ´bricolage´em lojas de material de construção. 

Fonte: Biodiesel BR

Veja também